Como muitos já sabem, a cerveja é produzida a partir de 4 ingredientes básicos: água, malte, lúpulo e fermento, embora a massificação da bebida atualmente economize em sua composição, quando falamos em cerveja de qualidade, como as artesanais, nos referimos basicamente a este quarteto.

Neste post vamos falar um pouco sobre o malte e o tratamento que ele deve receber para cumprir com sucesso seu papel no processo de produção da cerveja.

Para produzir o malte, o grão de cevada (em alguns casos trigo ou centeio) é umedecido e germinado em estufas sob temperatura controlada até atingir certo grau de germinação. Neste momento o grão é secado para interromper o crescimento do broto. Este processo de germinação gera açucares, amidos solúveis e amidos que podem ser transformados em açúcar durante o processo de mosturação da cerveja. Existe uma grande variedade de tipos diferentes de maltes. O que os difere basicamente é o tempo e a temperatura de secagem.

Para ser utilizado na fabricação de cerveja, o malte deve passar pela moagem, etapa crucial no processo de produção de cerveja. Para realizar esta tarefa tão importante, entra em jogo o moedor, também conhecido como moinho de malte.

Até alguns anos, as poucas opções de moinhos disponíveis eram importados, o que levava muitos cervejeiros a utilizarem moinhos de discos ou até o liquidificador para moer o malte, ocasionando inúmeros problemas, como quebra das cascas dos grãos, gerando extração de taninos indesejáveis e impossibilitando uma boa filtragem na cama de grãos, outro problema ocasionado por uma moagem deficiente é a geração de muita farinha, que irá entupir o filtro dificultando a recirculação e gerando uma cerveja turva.

O equipamento mais adequado para uma moagem de qualidade é o moinho de rolos, composto por dois ou três rolos, que irão quebrar os grãos e manter as cascas inteiras, favorecendo a filtragem e garantindo máxima eficiência na produção.

Em matéria de moinho de rolos, a empresa Cerveja da Casa se destaca por ser pioneira na fabricação deste equipamento no Brasil. Em seu site eles oferecem diversas opções de moedores de malte de rolos de diferentes modelos e valores.

Além dos moinhos a Cerveja da Casa possui uma linha completa com inúmeras possibilidades para quem quer começar a produzir sua própria cerveja e também para quem já é cervejeiro. São maltes, lúpulos, fermentos, panelas cervejeiras, fogareiros, fermentadores, instrumentos de medição, chopeiras e muito mais.

Se você tem vontade de começar a produzir sua própria cerveja, conheça os produtos da Cerveja da Casa no site www.cervejadacasa.com . Os kits cervejeiros já incluem o moinho de rolos! E se você já faz cerveja e ainda não utiliza moedor de rolos, aproveite para adquirir o seu e melhorar significativamente a eficiência de seu processo de produção!

3